Nossas Redes Sociais

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM EST. DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE CAMPOS

Somente 11% das crianças até 5 anos tomou 2 doses contra covid-19

Ciclo vacinal incompleto coloca em risco bebês e crianças em idade pré-escolar

Somente 11% das crianças brasileiras entre 6 meses e 5 anos tomou ao menos duas doses da vacina contra covid-19. São 11,5 milhões de bebês e crianças pequenas com a vacinação incompleta.

Os dados são do novo boletim do Observa Infância, Observatório de Saúde na Infância, que usou informações do Ministério da Saúde e foi divulgado nessa sexta-feira (11).

A cobertura vacinal entre bebês de 6 meses a 2 anos, grupo de maior risco para complicações, foi de quase 3%. Já para as crianças entre 3 e 4 anos, essa porcentagem sobe para quase 22%.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reforça a importância de completar o ciclo vacinal. “A mortalidade por covid-19 despencou graças à vacinação, mas a doença ainda preocupa. É importante que o profissional de Enfermagem esclareça as famílias, que muitas vezes subestimam os riscos da doença nessa faixa etária”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

O Brasil registrou, entre janeiro e julho de 2023, 80 mortes de crianças de até 4 anos. E, das 2,7 mil hospitalizações por causa da covid-19 neste ano, quase mil internações foram de crianças de 1 a 4 anos. Isso significa uma média semanal de quase 38 hospitalizações dos pequenos.

Para o infectologista Werciley Júnior, é preciso reforçar as campanhas e facilitar o acesso às vacinas nos postos de saúde.

De acordo com os pesquisadores, alguns fatores explicam a baixa vacinação, como a demora para a compra de vacinas, a divulgação de informações falsas de que as crianças não sofrem com a forma grave de covid-19 ou que há falta de segurança e eficácia da vacina.

Fonte: Ascom Cofen, com informações da Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?